Joia de família: uma tradição passada de geração em geração
As joias de família carregam memórias afetivas e muitas delas se referem a momentos importantes para quem às usa. O conceito desse tipo de joia não é definido pelas tendências de moda – uma vez que muitas peças são usadas e repassadas para as próximas gerações.
Mas afinal, que tipo de joia pode ter esse perfil? Quais são as peças que se encaixam e atendem os padrões necessários para se tornar uma joia de família? Para saber a resposta, acompanhe nossa leitura até o final.
Como são as joias de família?
As joias de família, geralmente são peças desenvolvidas de forma artesanal, pois grande parte das pessoas encomendam a joia para alguma ocasião especial. Elas podem ser obtidas do trabalho de personalização fazendo que as peças atendam às exigências de quem a encomendou, ficando do jeitinho que a pessoa gostaria.
Elas podem, também, simplesmente ter sido adquirida pela busca cuidadosa da joia que possa representar e simbolizar momentos importantes, o que as torna uma lembrança palpável de um momento especial estando carregada de sentimentos e memórias.
Após a joia ter sido reconhecida e valorizada não só pelo valor material mas também pelo alto valor afetivo envolvido, muitas das peças serão cuidadas e preservadas por seu dono(a) mantendo a lembrança de bons momentos. E, como bons momentos nunca devem ser esquecidos, em algum momento, o dono(a) decidirá repassar a joia acompanhada de sua história para uma pessoa especial. A pessoa escolhida, geralmente, é membro da família e, assim, ela seguirá sua trajetória passando de geração a geração perpetuando as lembranças e os bons momentos que a mesma carrega.
Voilá, assim surgi uma joia de família.
Como a joia será mantida por anos é importante que as peças sejam feitas de material de alta durabilidade, como é o caso da prata. Para joias de longa data, com o passar dos anos, talvez a peça precise de algum conserto ou manutenção especializado para voltar a mesma cor e brilho de quando eram novas. Isso costuma acontecer com joias que atravessaram décadas.
Quais peças podem se tornar uma joia de família?
Apesar de serem joias com muito significado, não existe uma lista de peças específicas para se tornarem joias de família. Colares, anéis, brincos, pulseiras, braceletes, pingentes, broches e abotoaduras são exemplos clássicos.
Porém, a ocasião pode nortear a escolha de qual joia será mais adequada. Vamos conhecer algumas:
Joias para formaturas
Tradicionalmente se trata de um anel de prata ou ouro com uma pedra solitária – a pedra escolhida será de acordo com o curso do formando.
Por exemplo, a esmeralda representa profissões como: medicina, enfermagem, veterinária, fisioterapia, dentre outros.
Se alguém escolhe seguir a mesma carreira dos pais, quando se formar, pode ser presenteado com a mesma joia que algum deles usou anteriormente na mesma ocasião. E essa joia pode seguir dezenas de anos adiante – como uma tradição.
Joias para debutantes
Para a debutante, é comum que a filha seja presenteada com o mesmo anel que a mãe usou. Esse é um dos tipos de joia de família mais tradicionais. Essa peça é utilizada no dedo médio da mão direita, e permite formatos e design que vão do clássico aos mais ousados e modernos.
A pedra utilizada nesse tipo de anel – geralmente - é o diamante. Mas uma alternativa mais acessível são as zircônias cristal que carregam a mesma beleza e brilho. Existem os modelos clássicos com pedra solitária e outros onde parte da circunferência do anel é cravejada com diamantes.
Mas aqui, os anéis não são mais regra. Atualmente, as joias continuam sendo uma das opções mais escolhidas para presentear a debutante mas a opção pode ser escolhida entre as diversas categorias de produtos, brincos e colares são uma ótima pedida para presentear as adolescentes.
Joias para nascimentos
Essa é uma tradição que já atravessa séculos. As joias para ocasião do nascimento de um bebê tem significados muito especiais e se tornam mini tesouros.
Existem muitas peças que podem ser confeccionadas e que vão além do tradicional - são feitas em prata de lei, por exemplo: escovinha de cabelos, talheres e até moldura para porta-retratos. São objetos que se transformam em joias e que podem ser repassadas de geração em geração.
Contudo, o mais comum são escolhas por peças como: pulseiras personalizadas com o nome do bebê e, para as meninas, o brinco de tarraxa baby. Aqui, é importante se preocupar na escolha do metal utilizado para que seja de material antialérgico, como é o caso da prata.
Além dos babys, os pais costumam ser também presenteados com anéis e colares com pingentes que representam o filho que está chegando – em formato de menino ou menina. Fica a dica de escolha preferida dos papais para presentear as esposas gestantes.
Joias para batizados
Essa é outra ocasião clássica para presentear com joias exclusivas e que podem ser repassadas para gerações futuras.
A diversidade de possibilidades facilita a escolha e uma forma de simbolizar o momento é optar por joias com temas religiosos. Além de eternizar o momento, muitos escolhem as joias que também servirão como amuleto de proteção.
Além do batizado de crianças, existe um outro rito da igreja católica que é semelhante: a crisma. Como isso costuma acontecer no período da adolescência, a dica é investir em correntes com pingentes que possam representar a devoção do crismando.
Dentre as opções mais procuradas para esses momentos são: escapulários, colares terço, anéis e pingentes com oração do Pai Nosso entre outros.
Anel de noivado
No Brasil, é comum que a joia de noivado seja um par de alianças que posteriormente poderá ser usado no casamento – mas em outros países, existe a cultura de que a noiva ganhe do amado um anel diferenciado – e que não necessariamente será uma aliança.
O anel de noivado é um item que pode se tornar uma joia de família muito especial. Kate Middleton usou como anel de noivado a mesma joia que foi da sua falecida sogra: Diana, a Princesa de Gales. Se trata de um lindíssimo anel com uma safira azul rodeada por diamantes.
Existem alguns modelos de anéis em prata de lei com aplicação de pedrarias que são belíssimos! Há também o tradicional solitário, que mesmo sendo um clássico, continua sendo sinônimo de elegância e sofisticação.
Após o casório, o anel de noivado pode ser utilizado juntamente com a aliança de casamento – no mesmo dedo - mantendo a lembrança e a história dos bons momentos do casal. Se essa for a intenção, os solitários e alianças cravejadas são ótimas opções para o noivo na escolha do anel de noivado.
Já para os noivos, o anel é mais clean e geralmente não tem aplicação de detalhes tão exuberantes, se destacando mais pelo brilho intenso em contraste com a pele.
Joias para casamentos
Há quem acredite que as joias de um casamento se restrinja apenas às alianças. Mas isso não é verdade, pois existem outras joias com grande significado e que são passadas para muitas gerações posteriores.
Existem os brincos, o colar e as tiaras ou coroas usadas no dia da cerimônia. Todas essas peças são feitas em metais preciosos e adornadas com pedrarias diversas – inclusive gemas coloridas.
Para as noivas, o prateado segue campeão na escolha dos acessórios. Além de combinar bem com o branco do vestido, a intenção é que apenas o amarelo ofuscante das alianças de ouro se destaque na mão das noivas.
As joias quando são entregues em uma determinada data já vão carregar história e significado especial para sempre. O cuidado e zelo com peças tão importantes é que garantem que elas atravessem a linha do tempo intactas.
O metal também é um fator relevante, prata e ouro são aqueles que asseguram inquestionável durabilidade. Se na sua família ainda não existe a tradição, você pode ser a primeira a adotar o costume - e ver no futuro - que uma joia que foi tão especial para você, também passará a ser para outros membros da sua descendência.
Na KASIH, a coleção Criare possui diversas opções de joias personalizadas que podem ser utilizadas para presentear e assim eternizar os bons momentos. Além disso, temos a Coleção Niños em que você encontra opções de joias específicas para o público infantil como: pulseiras, colares e brincos de tarraxa baby. E para quem gosta de amuletos de proteção contamos com uma ampla variedade de escapulários e outras joias com tema religioso.
Vimos como as ocasiões e datas comemorativas podem nortear a escolha da melhor joia a ser adquirida ou presenteada. E aqui, você deve ter percebido quão valor uma joia pode carregar além, apenas, do valor material.
Na sua casa, existe a tradição das joias de família? Me conta aqui nos comentários.
Kasih Junho 11, 2021
Olá, deixe seu comentário para Joia de família: uma tradição passada de geração em geração